o blog da psyché

Olá, eu sou a Sandra. Tenho 35 anos, um marido fantástico e uma princesa que é o centro da minha vida. Sofro de infertilidade e começei este blog para ganhar forças nesta nova etapa da minha vida: conseguir ter mais um filho. E está decidido.... virá de Cabo Verde! Como a minha filha diz "Vou ter um mano/a.... vem de avião". As pessoas riem, claro..... devem pensar que lhe conto a história da Cegonha que vem de Paris :)

sábado, julho 29, 2006

A adopção internacional

Pois bem, há um mês sentia-me a pessoa mais feliz do Mundo! O processo para ter o meu bebé começou no dia em que entreguei os papéis na Seg. Social. Há 2 semanas fomos à primeira entrevista. Saí lá de rastos, completamente. Por isso é que até me têm faltado forças para falar sobre o assunto. A assistente social foi das pessoas mais frias e desmotivadoras que eu poderia imaginar. Eu que pensava que iria ser recebida com alegria por querer tanto adoptar um bebé de Cabo Verde, foram-me dadas respostas como "não é fácil"... "demora muito tempo".... "as coisas não são bem assim". Além de me ter falado da adopção nacional (pela qual nunca demonstrei interesse por haver tantos casais a quererm um filho da mesma raça - e eu compreendo), foi como levar um banho de água fria. Parecia que não estavamos a falar de crianças, mas sim móveis. Disse-me que só para sairem os papéis da Seg. Social para a Direcção de Familia e Menores são 6 meses! 6 meses! 6 meses para fazer 3 entrevistas e um relatório!!!! A "desculpa" foi "temos muito trabalho, e agora metem-se as férias, e já que por lei diz que são 6 meses, nós demoramos 6 meses a concluir o processo". Conclusão: devo receber os papéis no dia antes de fazer 6 meses em que os entreguei. Esta é a realidade do nosso País. Triste mas a verdadeira. Orgulho-me muito do País onde vivo, mas realmente temos de mudar muito mentalidades. Se não fosse eu precisar do OK dela, acho que a tinha esganado! Só de pensar que neste momento pode estar a nascer um bebé cujos pais não têm condições para cuidar dele, e que NÓS temos tanto amor para dar, e condições, e queremos tanto este bebé seja ele branco, ou negro, feio ou bonito, e estamos "empatados" pelo nosso sistema.... enquanto eles demoram 6 meses a fazer 3 entrevistas e um relatório esse bebé vai estar a chorar, a pedir amor e carinho e a mim dói-me o coração. Como é que é possível?!? Como?!?!

É tudo tão dificil nesta vida, até para querer ser mãe é dificil. Ser mãe já não é fácil, acreditem em mim, mas eu estou disposta a educar, a amar, a dar os milhentos miminhos que eu tenho para dar por dia (sim, porque a minha filha, já não aguenta tantos... tenho de os repartir com alguém). Compramos casa nova e só penso de que cor vai ser o teu quarto.... talvez verde água, se fores menino, ou liláz de fores menina. Vou eu mesma pintá-lo, fazer desenhos e pintar uns quadros lindos como os da tua irmã. Sonho como se estivesse grávdia, só que parece que esta gravidez vai demorar.... vai demorar muito. Enquanto não chegas..... vou continuar a sonhar com o dia em que estiver em Cabo Verde, e te vir pela primeira vez nos meus braços. Sei que vou chorar como chorei no dia em que a Margarida nasceu. Sonho com esse dia. Mas olha... vais ter de ter cuidado porque eu sou uma mimalha e ando sempre aos beijinhos. Vou ter de ir devagarinho. Sei que vais olhar para mim e gostar tanto de mim quanto eu vou gostar de ti. O teu pai vai ser babado, vai fazer de conta que anda de avião contigo, vai fazer legos contigo, ensinar-te as formas (as cores nãoque ele é daltónico ), vai ensinar-te as letras. A tua irmã está morta para que chegues. Diz a toda a gente que vai ter um mano/a (nesse mesmo instante olham para a minha barriga e dão-me os parabéns.....pois... lá tenho eu de explicar que a coisa não é bem assim) e que ele não vem da barriga da mãe, que vamos buscá-lo de avião. Que ela vai dar-lhe o biberon, e por-lhe a chupeta quando cair.

Quanto tempo mais vamos ficar à tua espera. Estamos todos ansiosos. Até a tua bisavó quando soube ficou feliz. "Fazem bem, não importa a cor, o sexo, o tamanho, importa que vocês vão ser bons pais, como o são com a Margarida (o que de vez em quando duvido).

Berm, já desabafei. Estou de férias. Estou de férias de tudo nos próximos 15 dias.

Beijinhos a todas.
Cristina: obrigada pelo teu e-mail. Vou associar-me a vossa associação.

Sandra

10 Comments:

Blogger Musa said...

Amiga, de facto é desmotivador, mas a tua vontade e todo esse amor que tens para dar vão ser recompensados quando chegar esse dia maravilhoso. sEte país tem mesmo mtas coisas para mudar, infelizmente, mas estás a fazer aquilo que deves e admiro-te mto por isso.
Beijinhos mto grandes,
Musa

agosto 02, 2006  
Blogger HOPE said...

Infelizmente é mesmo assim. Há mesmo falta de técnicos de segurança social e muitas vezes os que há são, para não dizee pior, pouco simpáticos. Nestes processos de adopção há que ter muita calma e paciência....

Eu se calhar ainda vou buscar uma menina cor de chocolate docinho para mim....

Beijinhos ;)

agosto 03, 2006  
Anonymous Anónimo said...

O nosso país é mesmo uma desgraça, no que toca a este tipo de coisas.... Eu tb me inscrevi na adopção mas foi antes de as coisas serem "mais fa´ceis", ou seja, só para as 1ªs entrevistas demorou 1 ano e meio e depois ainda troceram o nariz a nós querermos um bebé, disseram que eramos velhos demais! A sensibilidade destas assistentes sociais é de bradar aos céus.... Mas não desistas, eu já tenho um filho biológico mas estoù ainda à espera da adopção desde 2002.... Pois, deve estar quase!

Boas férias!!!

Maria Pereira

agosto 04, 2006  
Blogger Lebasiana said...

Vim aqui deixar um beijinho!

agosto 05, 2006  
Blogger Summer said...

Infelizmente a adopção ainda é um processo muito demorado.
Espero que tenhas umas boas férias
Bjs

agosto 13, 2006  
Blogger Lebasiana said...

Vim aqui deixar um beijinho!

agosto 13, 2006  
Blogger Lebasiana said...

Vim aqui deixar-te um beijinho bem repenicado!!! Bom fim-de-semana!

agosto 19, 2006  
Blogger luclix said...

ola minha krida, gostava muito de falar contigo, pois eu tb ando a ponderar a hipotese de adpção em cabo verde.

vou-te deixar o meu mail e msn

lurdesmartins_hot@hotmail.com


beijinhos

lu

agosto 31, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Where did you find it? Interesting read » »

fevereiro 05, 2007  
Blogger ao som do mar said...

Olá,boa noite.
Tambem eu estou a entrar num processo de adopção,
e gostaria de trocar ideias com várias pessoas que já
tenham passado pelo mesmo ou que estejam a passar.
È que existem várias perguntas para as quais ainda
não obtive respostas.
Gostaria de saber mais ou menos quanto tempo leva
todo o processo?
E saber mais algumas coisas sobre a adopção internacional.
Boa noite e obrigado pela sua atenção.
Aguardo sua resposta

outubro 29, 2007  

Enviar um comentário

<< Home